PROGRAMAS E LAUDOS
Visamos através dos Programas e Laudos a preservação de saúde e segurança dos colaboradores e controle dos riscos ambientais, gerenciando também ações corretivas e preventivas.
PPRA:
O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais – PPRA é regulamentado pela NR9, e estabelece a todos os empregados e instituições a obrigação de promover ações com objetivo de preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, por meio do reconhecimento, antecipação, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. O PPRA é parte integrante de um conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
PCMAT:
O PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil é um documento completo e minucioso cuja ideia central é prevenir acidentes de trabalho em todas as esferas do segmento. Ele é amparado pela Norma Regulamentadora de número 18 (NR-18), que é voltada ao setor de construção civil e estabelece parâmetros mínimos de segurança nos canteiros de obras.
LTCAT:
Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT, documento estabelecido e adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é de suma importância para as empresas que seguem o regime da CLT e visa, sobretudo, registrar os agentes nocivos à saúde ou à integridade física dos trabalhadores. Trata-se de um comprovante de que o trabalhador esteve exposto a determinados riscos ambientais durante o período de permanência na empresa. Nesse sentido é a partir dele que é determinada a necessidade ou não da aposentadoria especial pelo INSS.
PGR:
O Programa de Gerenciamento de Risco – PGR é um conjunto de procedimentos, técnicas de gestão, métodos de avaliação, registros e controles de monitoramento e avaliação de riscos que devem ser seguidos e adotados pela empresa com o objetivo de prevenção de acidentes de trabalho, contemplando os riscos ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção.
Laudo de Insalubridade:
Documento que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento e/ou posto de trabalho estão expostos a algum agente físico, químico ou biológico capazes de causar danos à saúde, baseando nos limites máximos de tolerância expostos na Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho e Emprego. Serve para estabelecer se os empregados têm direito a receber adicional de insalubridade, que varia entre 10, 20 ou 40% do salário mínimo vigente, dependendo do agente prejudicial e da quantidade em que estão expostos.
Laudo de Periculosidade:
Documento técnico que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento estão expostos ou acessam alguma área com risco. Tem por objeto analisar as atividades desenvolvidas nas empresas, que de alguma maneira, tenham envolvimento/contato com explosivos, líquidos e gases inflamáveis, radiações ionizantes e/ou eletricidade, sendo estabelecido um adicional de 30% sobre o salário base.
AVCB/CLCB:
Existem duas formas de se obter o alvará do Corpo de Bombeiros: o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e o CLCB – Certificado de licenciamento do Corpo de Bombeiros. O AVCB na modalidade Projeto Técnico, sendo este o mais complexo pois envolve imóveis com risco elevado de incêndio. E, o CLCB e AVCB na modalidade Projeto Técnico Simplificado que trata de imóveis com baixo potencial de risco. Realizamos a regularização, renovação e obtenção de AVCB/CLCB para todos os tipos de imóveis e elaboramos o projeto técnico.
© M4 Gestão 2022. Todos os direitos reservados.
Termos de Uso | Politica de privacidade